Os aproveitamentos hidráulicos e a eletrificação da Madeira
"Numa ilha com as condições da Madeira, a água é sem dúvida, a sua maior riqueza.
No seu aproveitamento, para rega e para produção de energia, tem a Comissão Administrativa dos Aproveitamentos Hidráulicos da Madeira desenvolvido, na sua dúzia e meia de anos de existência, em estreita ligação com a Direcção-Geral dos Serviços Hidráulicos, e sob a valiosa orientação e sempre com o mais decidido apoio dos Ministros das Obras Públicas, os eminentes engenheiros Duarte Pacheco, José Frederico Ulrich e Eduardo de Arantes e Oliveira, uma ação verdadeiramente notável e merecedora de rasgado louvor.
Essa ação tem sido extensiva à ampliação e remodelação da rede elétrica do Funchal, à execução dos serviços públicos de produção, transporte e distribuição de energia elétrica em todo o arquipélago, numa exemplar obra de eletrificação rural e, ainda, em preciosa colaboração na realização do Plano de Fomento do Porto Santo.
É dever de elementar justiça lembrarem-se os principais obreiros dos empreendimentos que estão realizados, que são os presidentes da comissão, Dr. João Abel de Freitas, engenheiros Manuel Rafael amaro da Costa e António Camacho Teixeira de Sousa e coronel Fernando Homem da Costa, os seus diretores delegados, engenheiros Manuel Rafael Amaro da Costa e José Adolfo Pinto Eliseu e diretor-administrativo Dr. Jorge Sérgio Marques".
Armando da Palma Carlos Diretor-geral dos Serviços Hidráulicos, interino
Atualizado em 16/08/2019 18:00.