Tentativas de Fraude

Share Image

Produzimos, transportamos, distribuímos e comercializamos energia na Região Autónoma da Madeira, de forma ambientalmente sustentável, satisfazendo os requisitos e expectativas dos nossos clientes.

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Para informação mais detalhada, consulte a Política de Cookies. Poderá consultar também a nossa Política de Privacidade.

Cookies facultativos
    image
    icon
    EEM Online
    Utilizador Não Registado

    Seja um novo utilizador da EEM online. A sua adesão representa o acesso a mais informação e a um conjunto de serviços exclusivos online.

    Os Clientes particulares ou empresas, podem registar-se aqui rapidamente e passar a aceder de imediato a todas as informações relativas à sua conta de energia elétrica, entre as quais: dados contratuais, leituras, consumos dos últimos doze meses, movimentos regularizados ou solicitar pedidos diversos e novos serviços . Conheça aqui todas as vantagens

    Técnicos Profissionais registados na DRCIE ou Entidades Instaladoras de Instalações Elétricas de Serviço Particular que exerçam legalmente a atividade de construção em território nacional e sob controlo e supervisão do IMPIC, podem aderir à EEM Online para efetuar o Pedido de Ligação à Rede (PIT), consultar o histórico de pedidos e solicitar informações diversas à EEM.

    A adesão das Entidades Públicas da RAM deverá ser feita por solicitação formal à EEM, através de meios tradicionais, para que possam aceder na EEM Online às informações sobre as instalações elétricas de alta, média e baixa tensão e ainda iluminação pública, incluindo o traçado de linhas e cabos, através do sistema SIG da EEM.

    icon

    Tentativas de Fraude

    Produzimos, transportamos, distribuímos e comercializamos energia na Região Autónoma da Madeira, de forma ambientalmente sustentável, satisfazendo os requisitos e expectativas dos nossos clientes.

    EEM, Energia, Eletricidade, Produção, Transporte, Distribuição, Comercialização, RAM, Região Autónoma da Madeira, Ambiente, Sustentabilidade, Cliente, Serviço, Rede Elétrica, Qualidade, Electricidade

    print
    1. Início
    2. Clientes
    3. Faturação
    4. Tentativas de Fraude

    SAIBA COMO SE PROTEGER DE TENTATIVAS DE FRAUDE EM NOME DA EEM

    Saiba como identificar emails, visitas técnicas, sms e telefonemas fraudulentos em nome da EEM

     

    2021Fraude_1

    EMAILS FRAUDULENTOS.

    Os emails são frequentemente usados em burlas como porta de entrada para aceder ao seu computador.

    Siga os seguintes passos para perceber se está perante um email fraudulento e evite o risco:

    • Verifique o domínio do remetente do email
    • Verifique o endereço de email de onde lhe é enviada a fatura
    • Verifique os links que aparecem no email, mas não click/carregue
    • Verifique há anexos no email, mas não abra
    • Não responda à mensagem nem reencaminhe e apague a mensagem do seu email.

     

    2021Fraude_3

    FRAUDES TELEFÓNICAS

    Saiba como identificar sms e telefonemas fraudulentos em nome da EEM

    A cobrança de faturas em dívida pode ser feita telefonicamente. No entanto, o meio de pagamento só será feito por referência multibanco presente nos documentos enviados em nome da EEM ou gerada no momento a pedido do cliente. Só existe uma referência válida para Entidade, em uso pela EEM, é a 20832.

    A EEM não pratica a venda telefónica proactiva - telemarketing Outbound - para persuadir os seus Clientes à adesão de novos serviços e produtos ou para fazer mudanças contratuais.

    Conheça aqui as últimas tentativas de fraude telefónicas detetadas em nome da EEM.

    1. 1 - A EEM identificou nova tentativa de fraude em março de 2021, nomeadamente há vários relatos de Clientes que informam terem recebido um SMS a solicitar o pagamento de uma pretensa dívida à EEM e que para evitar a suspensão de fornecimento de energia elétrica, deve ser efetuado o respetivo pagamento, indicando para o efeito a Entidade 21800.
    2. 2 - Os Clientes da EEM que recebam SMS com a mensagem que aqui transcrevemos, também estão a ser alvo de uma tentativa de cobrança fraudulenta:
      "Caro Cliente tem valores em divida evite o corte a partir de 12/11 se não pagou, pode faze-lo no MB: Ent 21800 Ref 366183259 Valor 143 EUR
      EEM"
    3. 3 - Os Clientes da EEM que forem alvo de uma persuasão telefónica, para aderir ao Serviço de Débito Direto (SDD), aliciados com um desconto de 13% na primeira fatura, estão a ser vitimas de tentativa de fraude. Os infratores apresentam-se como funcionários da EEM - Empresa de Eletricidade da Madeira, e indicam um primeiro e último nome (André silva) e o nº de telefone utilizado é 938 310 794. Pedem ao cliente o número de IBAN e dão indicações ao cliente para que se dirija a uma Caixa Multibanco para concluir o processo de adesão ao SDD.

    2021Fraude_2

    FRAUDE PRESENCIAL

    Saiba como identificar potenciais tentativas de fraude presencial em nome da EEM

    • A cobrança de faturas em dívida nunca é feita presencialmente.
    • Os técnicos que vão realizar as leituras ao contador não pedem aos clientes para assinar documentos.
    • A EEM não cobra por alterações contratuais.
    • Os técnicos da EEM que fazem leituras identificam-se de forma inequívoca.

    Atualizado em 07/04/2021 09:48.

    Conteúdo não disponível

    Conteúdo não disponível em ecrãs de pequenas dimensões

     
    Contactos

    Serviço de Apoio ao Cliente
    Linha gratuita: EEM 800 221 187
    Todos os dias, das 08h00 às 00h00.
    Endereço Eletrónico: clientes@eem.pt

    Av. do Mar e das Comunidades Madeirenses nº 32
    9064-501 Funchal Madeira
    Portugal

     

    Apoio Técnico na Ligação à Rede (PIT)
    Linha gratuita: 800 221 187
    Dias úteis, das 08h00 às 12h30 e das 13h30 às 16h30.
    Endereço Eletrónico: pit_at@eem.pt

    Gabinete de Proteção de Dados
    Endereço eletrónico: protecaodedados@eem.pt

    Contacte-nos

    • Use o nosso formulário de contacto para falar connosco.
    • + VER MAIS 

     

    Ajude-nos a melhorar

    • Ajude-nos a melhorar o nosso serviço.
    • + VER MAIS 

      

    Consulte os seus pedidos

     

    EEM

    Apoio ao cliente EEM | Linha Gratuita

    Todos os dias, das 08h00 às 00h00

    800 221 187

    Endereço Eletrónico EEM clientes@eem.pt

     

    Apoio Técnico na Ligação à Rede (PIT)

    Dias úteis, das 08h00 às 12h30 e das 13h30 às 16h30

    800 221 187

    Endereço Eletrónico EEM clientes@eem.pt

     

    Lojas EEM

    Dias úteis, das 08h30 às 12h00 e das 13h30 às 16h00

    Loja do Cidadão

    Dias úteis, das 08h30 às 19h30 e sábados das 08h30 às 13h30