Ampliação das Levadas do Paúl e Levada Velha do Paúl
Após a construção da barragem do Pico da Urze, o escoamento proveniente da Levada Velha do Paul será recolhido na albufeira do Pico da Urze, enquanto o escoamento proveniente da Levada do Paul II será elevado para esta barragem, alimentando os dois escoamentos a nova Central Hidroelétrica da Calheta III.
Assim, torna-se necessário assegurar a maximização da capacidade de vazão destas duas levadas, para aumentar as afluências à barragem do Pico da Urze. A ampliação destas levadas está também prevista neste projecto.
Estando o caudal máximo a transportar na Levada do Paul II condicionado pela capacidade de vazão do troço inicial da levada, a intervenção neste canal será mais profunda nesta parte inicial (8,5km), com demolição parcial e ampliação da secção e alteamento dos muros laterais.
No que concerne à Levada Velha do Paúl analisaram-se os anos hidrológicos de 1978 a 2009 e concluiu-se que o caudal máximo é de 961l/s, ultrapassando, em muito, a capacidade máxima actual do canal que, recorde-se, é de 400l/s. Assim a ampliação desta levada é fundamental, sendo dimensionada para um caudal de 1.000l/s. Esta ampliação consistirá na construção de um canal, totalmente construído de raiz, com secção variável, entre os 0,7 e 1,4 m2.
Atualizado em 18/12/2019 14:27.