Estação elevatória da Calheta (EE da Calheta) e estação elevatória do Paúl (EE do Paúl)

Share Image

A Estação Elevatória da Calheta (EE da Calheta) será implantada num edifício a criar para o efeito, perto da Central Hidroelétrica da Calheta III, mas a uma cota que permita a bombagem, sem bombagem primária, e disporá...

    Estação elevatória da Calheta (EE da Calheta) e estação elevatória do Paúl (EE do Paúl)

    Produzimos, transportamos, distribuímos e comercializamos energia na Região Autónoma da Madeira, de forma ambientalmente sustentável, satisfazendo os requisitos e expectativas dos nossos clientes.

    EEM, Energia, Electricidade, Produção, Transporte, Distribuição, Comercialização, RAM, Região Autónoma da Madeira, Ambiente, Sustentabilidade, Cliente, Serviço, Rede Elétrica, Qualidade

    Estação elevatória da Calheta do Paúl

    A Estação Elevatória da Calheta (EE da Calheta) será implantada num edifício a criar para o efeito, perto da Central Hidroelétrica da Calheta III, mas a uma cota que permita a bombagem, sem bombagem primária, e disporá de 3 grupos electrobombas, horizontais, com a potência unitária de 5.500 kW e que funcionarão à tensão de 6,6 kV. Como já se disse atrás, estas bombas servirão para, em caso de excesso de produção renovável, elevar a água novamente para a barragem, permitindo assim que seja novamente turbinada.

    A Estação Elevatória do Paul é uma pequena estação que está numa cota intermédia e que se destina a elevar água entre a câmara de carga do Paul e a albufeira do Pico da Urze, permitindo assim o aproveitamento das afluências abaixo da cota da albufeira. Estará equipada com duas bombas horizontais, mono etapa, de 90 kW, alimentadas a 400V.

    Atualizado em 22/06/2023 14:56 por Joana Araújo.

    Conteúdo não disponível

    Conteúdo não disponível em ecrãs de pequenas dimensões