Rede de média tensão
A energia elétrica produzida nas centrais electroprodutoras é transportada para as subestações de distribuição a uma tensão elevada, por questões de minimização das perdas de energia. Nas subestações de distribuição a tensão é transformada para uma tensão intermédia, mais adequada para a rede de distribuição, que, por sua vez alimenta quer os clientes de média tensão quer os postos de transformação de serviço público.
Na RAM, a distribuição em média tensão é, normalmente, realizada a 6,6 kV, embora também se efetue pontualmente a 30 kV, e é suportada por linhas aéreas e por cabos subterrâneos.
Os cabos utilizados na rede subterrânea de distribuição são constituídos por almas condutoras de alumínio (Al) ou cobre (Cu) e isolados por materiais isolantes tais como o papel impregnado a óleo, no caso das ligações mais antigas e PEX (Polietileno Reticulado) no caso das ligações mais recentes. São instalados diretamente no solo ou em condutas (mais recentemente) nas vias públicas, com a profundidade regulamentar, intercaladas por caixas de visita, de modo a facilitar a sua instalação e exploração.
Para obter informação mais detalhada, consulte a informação disponível em Caracterização da Rede.
Atualizado em 20/12/2019 15:12.