Despacho
O Centro de Despacho é responsável pela coordenação do funcionamento da rede de transporte e dos sistemas electroprodutores até as saídas de média tensão das subestações de distribuição, sendo de referenciar as seguintes: abastecimentos de energia aos pontos de entrega em média tensão, monitorização das atividades de produção dos centros electroprodutores e coordenação das indisponibilidades da rede de transporte e dos produtores sujeitos a despacho. A execução destas diferentes atividades é possibilitada pela ação conjunta de um número de mecanismos entre os quais podemos diferenciar:
RTUs
As RTUs, abreviatura atribuída às Remote Terminal Units, permitem supervisionar o estado de atividade das centrais e subestações, suportando a comunicação entre as várias unidades remotas de comando e aquisição de dados. Existem três tipos diferentes de RTUs no sistema elétrico regional, designadamente as ED1000, as P214 e as LSA.
SCADA
O SCADA, abreviatura atribuída a Supervisory Control and Data Acquisition, é um sistema informático que, como o nome sugere, controla os diferentes processos da rede de transporte e electroprodutor e a recolha de dados em tempo real das unidades remotas (RTU’s). Adicionalmente, o SCADA armazena e cataloga todos os eventos ocorridos da rede de transporte e electroprodutor, emitindo avisos sonoros quando existem ocorrências que possam ser prejudiciais ao funcionamento contínuo e estável da mesma.
Programas Informáticos
Os programas informáticos que suportam o Despacho permitem assegurar a estabilidade de diferentes aspetos da rede de transporte e do sistema electroprodutor. Entre as diferentes tarefas asseguradas por esses programas, podemos destacar: a segurança e fiabilidade do sistema elétrico (como é o caso do programa DPF, ou Dispatch Power Flow); a gravação de diferentes estados da Rede de Transporte e do sistema Electroprodutor para estudo posterior (como é o caso do programa SAV, ou Save Case), a análise de contingências de rede e de situações potencialmente perigosas (como é o caso do programa CA, ou Contingency Analysis); o treino de novos técnicos de despacho (como é o caso do programa SDB, ou Study Database) e a disponibilização de informação existente no centro de despacho a todos os serviços que dela necessitem (como é o caso do programa IS400, ou Information Station 400).

Atualizado em 20/12/2019 15:06.