spinner

Por favor aguarde

  logo
PT | UK
EEM Online
entrar
registar
icon
EEM Online
×
Utilizador Registado
banner
.
Ainda não é cliente EEM Online? Adira a esta loja virtual aberta só para si 24h por dia e comprove as suas vantagens.
print
  1. Início
  2. Sustentabilidade
  3. Medidas com impactos ambientais Positivos

Outras medidas com impactes ambientais positivos

 

Para além dos aspetos apresentados, especificamente relacionados com a proteção ambiental, distinguem-se, também, outras medidas desenvolvidas pelo grupo EEM, com impactes positivos sobre o ambiente, nomeadamente:

 

Maximização do aproveitamento de energias renováveis.
Fruto do empenho na maximização do aproveitamento de energias renováveis, em 2015, o Grupo EEM contribuiu em 50,4% para que 25% da produção total de eletricidade proviesse de origem renovável, propondo-se atingir, em conjunto com os demais produtores do sector, cerca de 50% em 2020. No seguimento das infraestruturas já realizadas em energias renováveis, em grande medida levadas a cabo por parte do Grupo EEM, em 2015, foram emitidos para a rede 215,2 GWh de energia verde, situação que permitiu evitar a emissão anual 240.505 ton de CO2; 747 ton de SO2; 3.051 ton de NOx e 47 ton de partículas, evitando, também, o consumo de 47.407 ton de fuelóleo.
Maior aproveitamento de fontes de energia renovável.
Maior aproveitamento de fontes de energia renovável na produção de eletricidade, proporcionado pelos armazenamentos de energia e bombagem de água, nomeadamente no Sistema Hidroelétrico Reversível dos Socorridos. Esta vertente será reforçada com o novo empreendimento designado por Ampliação do Aproveitamento Hidroelétrico da Calheta - Calheta III e com a instalação de sistemas de baterias na Madeira e no Porto Santo, que visam, também, melhorar a robustez da rede elétrica e a capacidade para atenuar as perturbações causadas pelas fontes de energia renováveis intermitentes, permitindo, deste modo, aumentar a contribuição global das renováveis.
Recurso a combustíveis fósseis menos poluentes.
A utilização de combustíveis fósseis menos poluentes na produção de eletricidade. Comparativamente a 2014, verificou-se, em 2015, um incremento na ordem dos 58% da utilização de gás natural, situação que proporcionou uma redução da produção de origem térmica diesel (fuelóleo e gasóleo), com reconhecidas vantagens em termos do impacte ambiental associado.
Substituição de luminárias em vias públicas e monumentos.
A substituição de 1389 luminárias convencionais por luminárias LED de rendimento no âmbito da medida "Sistemas de regulação de fluxo luminoso e iluminação LED em vias públicas e monumentos na RAM", aprovada pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.

Publicado em .

Conteúdo não disponível

Conteúdo não disponível em ecrãs de pequenas dimensões

 
Contactos

Serviço de Apoio ao Cliente
Linha gratuita: EEM 800 221 187
Todos os dias, das 08h00 às 00h00.
Endereço Eletrónico: clientes@eem.pt

Av. do Mar e das Comunidades Madeirenses nº 32
9064-501 Funchal Madeira
Portugal

 

Apoio Técnico na Ligação à Rede (PIT)
Linha gratuita: 800 221 187
Dias úteis, das 08h00 às 12h30 e das 13h30 às 16h30.
Endereço Eletrónico: pit_at@eem.pt

Gabinete de Proteção de Dados
Endereço eletrónico: protecaodedados@eem.pt

 
 
© Copyright 2019 - ELECTRICIDADE DA MADEIRA. Todos os direitos reservados.