SUSTENTABILIDADE ENERGÉTICA
As energias renováveis e a eficiência energética são o foco da Estratégia da EEM.
Sustentabilidade energética é a utilização equilibrada dos recursos energéticos. Isto significa conseguir suprir as necessidades atuais, sem degradar a biodiversidade e os ecossistemas naturais. A estratégia da EEM, assenta neste conceito.

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Olhar para o futuro. Pensar global agir local.
A estratégia da EEM visa contribuir para o desenvolvimento sustentável, quer a nível regional, quer a nível global, razão pela qual atua de forma proativa no uso eficiente de recursos, na valorização da economia circular, na redução de custos económicos e ambientais, procurando, ao máximo, a fiabilidade, a segurança e a melhoria do sistema elétrico e da energia fornecida.
A EEM, enquanto operador público na sua área de atividade, é parte fundamental na concretização da Política Energética Regional, seguindo os pilares do desenvolvimento sustentável:
- Preservação e Conservação ambiental;
- Dinamização das Energias Renováveis;
- Promoção da Eficiência Energética;
- Minimização de consumo de matérias e de energia.
- Compliance;
- Maximização do aproveitamento dos recursos regionais;
- Promoção da competitividade da Região;
- Garantia da segurança e qualidade no fornecimento de energia;
- Estabelecimento de relações bilaterais.
- Ética e Transparência;
- Envolvimento com a Comunidade;
- Diversidade e Integração;
- Gestão de Riscos e Oportunidades;
- Gestão das Relações Laborais;
- Formação e Qualificação de Recursos humanos.
MAIOR APROVEITAMENTO DE FONTES DE ENERGIA RENOVÁVEL
Foco nas energias renováveis e a eficiência energética.
Tendo como foco as energias renováveis e a eficiência energética, a EEM aposta em medidas que cumpram com os seus objetivos estratégicos.
É disso exemplo o aproveitamento de fontes de energia renovável na produção de eletricidade proporcionado pelos armazenamentos de energia e bombagem de água, nomeadamente no Sistema Hidroelétrico Reversível dos Socorridos.
Esta vertente específica será reforçada com os novos projetos e empreendimentos.
Ampliação do Aproveitamento Hidroelétrico da Calheta – Calheta III
O projeto, aprovado pelo fundo europeu (POSEUR) a um financiamento de 45 M€, visa uma redução mais acentuada da dependência com o exterior e de emissões de dióxido de carbono, um aumento da capacidade de receção de energias renováveis na rede, assim como fazer face às dificuldades sentidas no armazenamento de energia, através, não somente, do aumento da capacidade de produção hidroelétrica, como, também, da sua transformação em sistema reversível – permitindo captação, armazenagem e bombagem de água.
O investimento efetuado neste projeto procura, ainda, mitigar os efeitos imprevisíveis das alterações climáticas, promovendo uma maior capacidade de adaptação às mesmas, reforçar a resiliência da ilha à variabilidade dos seus recursos hídricos e apresentar melhorias do ponto de vista da qualidade de serviço fornecido e a sua fiabilidade.
Instalação de um sistema de armazenamento de energia com baterias (4MW/3MWh) no sistema elétrico da ilha do Porto Santo
A Central de Baterias (CB), tem como principal objetivo otimizar a operação dos ativos de geração próprios, bem como aumentar a quota de energias renováveis no seu mix de produção, na ilha do Porto Santo.
Tratando-se de um projeto estruturante e inovador para toda a RAM, a integração de uma instalação deste tipo, numa rede isolada como a do Porto Santo, tem maior relevância no contexto de dupla insularidade da ilha pois, para além de aumentar a robustez do sistema elétrico local, pretende-se que aporte maiores benefícios ambientais, nomeadamente na redução do consumo de gasóleo, além de permitir integrar uma maior volume de energia de fontes renováveis no sistema electroprodutor local.
Fruto do empenho da maximização do aproveitamento de energias renováveis, 30,8% em 2018, dos quais 56% foram contributo da EEM, através dos seus sistemas de produção, propondo-se atingir, em conjunto com os demais produtores do sector, cerca de 50% em 2020.
No seguimento das infraestruturas já realizadas em energias renováveis, em grande medida levadas a cabo por parte do Grupo EEM, em 2018 foram emitidos para a rede 266,2 GWh de energia verde, representando um acréscimo de 9,5% relativamente a 2017 (243,1 GWh), situação que permitiu evitar a emissão anual 270 562 t de CO2; 706 t de SO2M 3151 t de NOx e 38 t de partículas, também o consumo de 57 925 t fuelóleo.
Fruto deste empenho, conseguiu-se uma maximização do aproveitamento de energias renováveis de 30,8% em 2018, dos quais 56% foram contributo da EEM, através dos seus sistemas de produção. O objetivo é atingir, em conjunto com os demais produtores do sector, cerca de 50% em 2020.
2020
50%
ENERGIAS RENOVÁVEIS
Em consequência da implementação de infraestruturas dedicadas às energias renováveis, em grande medida levadas a cabo por parte do Grupo EEM, em 2018 foram emitidos para a rede 266,2 GWh de energia verde, representando um acréscimo de 9,5% relativamente a 2017 (243,1 GWh), situação que permitiu evitar a emissão anual 270 562 t de CO2; 706 t de SO2M 3151 t de NOx e 38 t de partículas, bem como o consumo de 57 925 t fuelóleo.
QUAIS AS MEDIDAS DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
Substituição de luminárias em vias públicas e monumentos.
A substituição de 1389 luminárias convencionais por iluminárias LED de rendimento no âmbito da medida "Sistemas de regulação de fluxo luminoso e iluminação LED em vias públicas e monumentos na RAM", aprovada pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.
Substituição de parte da frota por veículos elétricos.
No decorrer de 2018, a EEM adquiriu 17 novos veículos 100% elétricos, a somar aos 2 já existentes, tendo investido previamente em infraestruturas que possibilitam o seu carregamento. Um total de 13% de veículos 100% elétricos na sua frota automóvel, refletem a aposta da EEM em contribuir para a dinamização de um tipo de tecnologia mais sustentável.
LUMINÁRIAS CENTRAIS TÉRMICAS
Substituição de luminárias para LED nas instalações da Central Térmica da Vitória e Central Térmica do Porto Santo no decorrer de 2019.
EFICIÊNCIA ENERGÉTICA SEDE
A EEM melhorou a eficiência energética do edifício da sede de E para C.
Descubra como pode contribuir também para a eficiência energética da RAM. Consulte aqui os nossos guias de eficiência energética.
Guias de eficiência energética
Atualizado em 10/01/2020 12:03.