Sustentabilidade na EEM

Share Image

Desenvolvimento SustentávelOlhar para o futuro. Pensar global, agir local. A EEM entende a sustentabilidade como o compromisso permanente e voluntário de adoção de um comportamento fundado na ética e no contributo...

    Sustentabilidade

    Produzimos, transportamos, distribuímos e comercializamos energia na Região Autónoma da Madeira, de forma ambientalmente sustentável, satisfazendo os requisitos e expectativas dos nossos clientes.

    EEM, Energia, Electricidade, Produção, Transporte, Distribuição, Comercialização, RAM, Região Autónoma da Madeira, Ambiente, Sustentabilidade, Cliente, Serviço, Rede Elétrica, Qualidade

    1. Início
    2. Sustentabilidade
    3. Sustentabilidade na EEM
    Sustentabilidade na EEM

    Desenvolvimento Sustentável
    Olhar para o futuro. Pensar global, agir local.

    A EEM entende a sustentabilidade como o compromisso permanente e voluntário de adoção de um comportamento fundado na ética e no contributo antecipado para o desenvolvimento sustentável, com uma finalidade muito clara: a melhoria da qualidade de vida das pessoas, nas gerações atuais e futuras, em harmonia com o meio ambiente.

    Sustentabilidade Energetica 1

    A Transição Energética é uma das apostas fundamentais do Governo Regional com o objetivo de tornar a Região Autónoma da Madeira cada vez mais independente da importação de combustíveis fósseis, contribuindo para os objetivos definidos no Política Climática Europeia e para as metas de descarbonização traçadas a nível Mundial nos acordos de Quioto e Paris.

    O modelo de desenvolvimento para o setor elétrico assenta no investimento e manutenção de Infraestruturas capazes de assegurar a fiabilidade do sistema, contribuindo para a criação de valor económico e social na Região Autónoma da Madeira, ao qual acresce o objetivo da neutralidade carbónica, através da integração de energias renováveis e utilização responsável dos recursos existentes.

    Certos de que a atividade da EEM é fundamental para o bem-estar social e para a saúde do Planeta, estamos focados nos objetivos que os novos tempos exigem, integrando a ação humana no ambiente e na sociedade de forma transparente e sustentável.

    A EEM, enquanto operador público na sua área de atividade, é parte fundamental na concretização da Política Energética Regional, seguindo os pilares do desenvolvimento sustentável:

    Dimensão ambiental
    • Preservação e Conservação ambiental; Dinamização das Energias Renováveis; Promoção da Eficiência Energética; Minimização de consumo de matérias e de energia.
    Dimensão Económico-Financeira
    • Compliance; Maximização do aproveitamento dos recursos regionais; Promoção da competitividade da Região; Garantia da segurança e qualidade no fornecimento de energia; Estabelecimento de relações bilaterais.
    Dimensão Social
    • Ética e Transparência; Envolvimento com a Comunidade; Diversidade e Integração; Gestão de Riscos e Oportunidades; Gestão das Relações Laborais; Formação e Qualificação de Recursos humanos.

    Com atuação regional e consciência global, pretendemos responder às necessidades específicas da RAM e simultaneamente, contribuir para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela Organização das Nações Unidas, na Agenda 2030.

    ODS Contributo da EEM
    3

     

    • Manutenção do seguro de saúde a todos os funcionários da EEM e possibilidade de extensão às respetivas famílias;
    • Redução no número de acidentes de trabalho.

     

    6
    • Manutenção dos canais de captação, redes de levadas e aumento da capacidade de acumulação de água em altitude.
    7
    • Aumento da contribuição de renováveis na RAM;
    • Implementação/conclusão de projetos para aumentar o share de renováveis na RAM;
    • Novos Projetos inscritos e aprovados no Plano de Recuperação e Resiliência.
    8 
    • Condições salariais acima da média;
    • Realização de novas contratações;
    • Aumento no número de formações;
    • Aumento do número de horas de formação.
     12
    • Redução do consumo de combustíveis fósseis;
    • Racionalização do consumo de água da rede. 
    13 
    • Redução das Emissões de Gases com Efeito de Estufa (GEE) 
     15
    • Participação e colaboração da EEM na Candidatura das Levadas da Madeira a Património da UNESCO;
    • Monitorização Ambiental em Fase de Exploração - Aproveitamento Hidroelétrico da Calheta III 

     Infografia

    Guias de eficiência energética

    Atualizado em 08/08/2023 10:52 por Joana Araújo.

    Conteúdo não disponível

    Conteúdo não disponível em ecrãs de pequenas dimensões