Sustentabilidade na EEM
Desenvolvimento Sustentável
Olhar para o futuro. Pensar global, agir local.
A EEM entende a sustentabilidade como o compromisso permanente e voluntário de adoção de um comportamento fundado na ética e no contributo antecipado para o desenvolvimento sustentável, com uma finalidade muito clara: a melhoria da qualidade de vida das pessoas, nas gerações atuais e futuras, em harmonia com o meio ambiente.

A Transição Energética é uma das apostas fundamentais do Governo Regional com o objetivo de tornar a Região Autónoma da Madeira cada vez mais independente da importação de combustíveis fósseis, contribuindo para os objetivos definidos no Política Climática Europeia e para as metas de descarbonização traçadas a nível Mundial nos acordos de Quioto e Paris.
O modelo de desenvolvimento para o setor elétrico assenta no investimento e manutenção de Infraestruturas capazes de assegurar a fiabilidade do sistema, contribuindo para a criação de valor económico e social na Região Autónoma da Madeira, ao qual acresce o objetivo da neutralidade carbónica, através da integração de energias renováveis e utilização responsável dos recursos existentes.
Certos de que a atividade da EEM é fundamental para o bem-estar social e para a saúde do Planeta, estamos focados nos objetivos que os novos tempos exigem, integrando a ação humana no ambiente e na sociedade de forma transparente e sustentável.
A EEM, enquanto operador público na sua área de atividade, é parte fundamental na concretização da Política Energética Regional, seguindo os pilares do desenvolvimento sustentável:
- Preservação e Conservação ambiental; Dinamização das Energias Renováveis; Promoção da Eficiência Energética; Minimização de consumo de matérias e de energia.
- Compliance; Maximização do aproveitamento dos recursos regionais; Promoção da competitividade da Região; Garantia da segurança e qualidade no fornecimento de energia; Estabelecimento de relações bilaterais.
- Ética e Transparência; Envolvimento com a Comunidade; Diversidade e Integração; Gestão de Riscos e Oportunidades; Gestão das Relações Laborais; Formação e Qualificação de Recursos humanos.
Com atuação regional e consciência global, pretendemos responder às necessidades específicas da RAM e simultaneamente, contribuir para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela Organização das Nações Unidas, na Agenda 2030.

Guias de eficiência energética
Atualizado em
08/08/2023 10:52
por
Joana Araújo.
Conteúdo não disponível em ecrãs de pequenas dimensões